Wednesday, November 30, 2005

"Bowling for Columbine"
Nas 2 últimas aulas de filosofia migrámos todos para a salita do bar (estranho... porque esta é gelada! mas não tanto como o laboratório) para podermos ver este filme... filme porque estava em vídeo ou em DVD ou lá o que era mas parece que seria um documentário que lá no fundo acaba por desrespeitar as normas deste género. Enfim... uma miscelânia de técnicas. Isto porque o sr Michael Moore não resiste à parte frontal da câmara nem ao contacto super directo e desconcertante com os seus entrevistados. Não é um mero observador que pretende apenas passar informação. Este realizador entra totalmente no enredo e acaba por utilizar as técnicas de argumentação sem que o espectador se aperceba...
O ponto de partida é o acontecimento trágico de Abril de 1999, adivinem onde?! Nos Estado Unidos (estranho, não?!)
2 alunos da Columbine High School chegaram lá à escola após uma manhã dedicada a umas partidas de bowling e desataram aos tiros... acabando por matar 13 pessoas e suicidando-se em seguida.
Enquanto que, por exemplo, no Canadá o nº de homicídios com armas de fogo é na ordem das dezenas por ano, nos EUA os nºs já rondam os 11 mil homicídios...!!!
Porquê?! Ora aqui está a grande questão inseparável desta nossa espécie!
Será que o pessoal dos estados unidos tem um maior fascínio por armas?
Não... no canadá também está presente esse gosto por armas, caça, clubes de tiro e por aí fora...
Aqui o porquê 'inda se torna mais profundo!
O filme procura respostas para isto mesmo e acaba por atribuir parte da culpa a, fiquem com uma ideia: ao músico (quem é que lhe chama músico?!?!?) Marilyn Manson (até tenho vergonha d escrever este nome no meu blog limpinho e bonitinho!), aos filmes Matrix ou mesmo à leitura de Harry Potter! Isto porque os estudantes ouviam esse tipo de música e por acaso usavam gabardinas escuras!
Entretanto acabam por ser referidos as questões sociais, culturais, políticos, de educação, e influência dos "media". E claro um constante clima de medo.
.
Vejam o filme... não desistam logo no início!
Descubram o culpado!

2 Comments:

Blogger Joana said...

hmmmmm pois... embora os nºs d mortes k ele apresente n sejam comparaveis, 2º o k li a respeito... mx deixa la ixo... o moore c akela cara d toto, d toto n tem nada! -_-'
***********
(p.s.: axas bem abandonares as xourixas a sua sorte sua toucinha desnaturadA??? :P)

7:42 AM  
Blogger José Pires F. said...

Olá Sarocas!

Michael Moore é já há uns anos uma referência tanto nos EUA como na Europa, da voz critica e com meios, – ainda que escassos – que mostra e desmonta conceitos instalados. Ele dá sempre a cara, sem medo das consequências e das várias ameaças de que tem sido alvo.
Houvesse mais “Michael Moore´s” a denunciar determinadas situações que não faria mal nenhum.
Beijinho.

8:51 AM  

Post a Comment

<< Home